Colunas

O futuro do mercado imobiliário não é digital

Por:Vinicius Nunes

Durante a pandemia, o mercado imobiliário foi um dos que mais explorou os novos recursos tecnológicos para manter-se ativo. Ferramentas digitais foram definitivamente incorporadas por imobiliárias e construtoras para proporcionar ao cliente novas experiências desde a pesquisa inicial até a efetiva entrega das chaves.

Tour virtual, agendamento de visita on-line, visita por videochamada, chatbot, uso de drones, assinatura eletrônica de contratos, enfim, ferramentas que já estavam disponíveis há algum tempo, porém ainda eram negligenciadas ou subutilizadas por boa parte do setor.

É fato que o online é uma premissa básica, e hoje a tecnologia tornou-se a melhor publicidade. Quanto mais recursos e ferramentas disponíveis, maior o interesse do público por pesquisar ou anunciar imóveis ali. Já faz algum tempo que uma renomada consultoria internacional previu o fim do corretor de imóveis ainda nesta década. Será?

Diferente do varejo, onde existem muitas compras por impulso, no mercado imobiliário a análise de um combinado de fatores e o alto valor empregado na aquisição tornam fundamental a interação humana até a efetiva conclusão de uma negociação. Para muitos compradores, pode ser a única compra de toda a vida, outros não conhecem bem a cidade ou região, ou ainda têm dúvidas se realmente estão fazendo um bom investimento.

Portanto, engana-se quem pensa que o futuro é digital. O futuro é “figital”. Uma mistura de “físico” e “digital” que faz com que o diferencial competitivo das empresas, na prática, seja a maior capacidade de gerenciar seus atendimentos de forma ágil, eficiente, assertiva e transparente, mas acima de tudo personalizada. Não é somente a quantidade de tecnologia que uma imobiliária oferece que permitirá seu crescimento sustentável e duradouro. É preciso que o corretor de imóveis entenda definitivamente que o seu papel no processo de compra e venda vai muito além de apresentar imóveis e reunir documentos, e que deve se posicionar como um profissional multidisciplinar disposto a ajudar seus clientes a resolverem seus problemas.

Vinicius Nunes – CRECI 145.140-F