Colunas

Por que Caraguá é a 13ª cidade do Brasil para se investir no mercado imobiliário?

Por:Vinicius Nunes

Um estudo divulgado no final do ano passado pela Urban Systems, empresa de consultoria em inteligência de mercado, indicou Caraguatatuba como  13ª cidade do país mais indicada para investimento no mercado imobiliário. Esta posição no ranking empolgou profissionais da área, poder público e investidores da iniciativa privada, já que o estudo nos colocou à frente de municípios como Florianópolis, São José dos Campos e Campinas.

 

O objetivo do estudo é mapear os novos vetores de desenvolvimento do Brasil, e em 2020 um novo formato permitiu o olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios, considerando resultados para os setores industrial, comercial, serviços, de educação, mercado imobiliário e agropecuária.

 

Em se tratando especificamente do recorte “mercado imobiliário”, a análise levou em conta seis fatores determinantes: percentual de empregos no setor da construção civil com média e alta remuneração, crescimento das empresas deste setor, a projeção de novos domicílios por faixa de renda, o surgimento de novos estabelecimentos comerciais e o crescimento do número de empresas prestadoras de serviços. Além disto, o estudo considerou também o impacto da pandemia na saúde e na economia das cidades.

 

Os dados utilizados são recentes (2018-2019-2020) e refletem a corrida em direção a Caraguatatuba nestes últimos anos de profissionais mais qualificados, empreendedores, a consequente demanda por novos domicílios, além das estatísticas da cidade diante da pandemia, quais sejam: infectados por covid-19/habitante; mortos por covid-19/habitante; saldo de empregos; número de concessões de auxílio emergencial/habitante; diversidade econômica; empregabilidade e índice Firjan de gestão fiscal.

 

As mudanças de comportamento diante da pandemia nos deixam ainda mais otimistas quanto ao potencial do nosso mercado como um todo e especificamente do imobiliário para o futuro próximo. Todos os investimentos em infraestrutura local e de acesso ao litoral norte certamente vão corroborar para que as projeções nos mantenham em destaque como um poderoso polo de investimentos.

Vinicius Nunes – CRECI 145.140-F