Colunas

Tipos de cimentos utilizados no Brasil

Por:Renata Borges e Carolina Yamaguti

Item básico na construção civil, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor. Ele está presente em quase todo tipo de construção, desde a mais simples casa até a mais complexa obra de engenharia.

Existem no Brasil cerca de cinco tipos básicos de cimento (CP-I, CP-II, CP-III, CP-IV e CP-V) e três especiais. Embora todos sejam indicados para uso geral na construção civil, há diferenças entre eles.

Cimento CP-I (Comum): Não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso. Utilizado em aplicações gerais.

Cimento CP-II (Composto): Conta com a adição de outros materiais na sua mistura. O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – com adição de material pozolânico; e CP-II F – com adição de material carbonático– fíler. Utilizado em aplicações gerais.

Cimento CP-III (Alto-forno): Tem em sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Utilizado em obras de concreto-massa, como barragens e peças de grandes dimensões.

Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: Tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Utilizado em obras de concreto-massa, como barragens e peças de grandes dimensões

Cimento CP-V ARI (Alta Resistência Inicial): Em função do seu processo de fabricação, tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação, fazendo com que atinja resistências elevadas em um curto intervalo de tempo. Utilizado na indústria de pré-moldados, em que se necessita de uma desforma rápida.

Cimento RS (Resistente a Sulfatos): Os materiais sulfatados estão presentes em redes de esgoto, ambientes industriais e água do mar. Sendo assim, seu uso é indicado para construções nesses ambientes.

Cimento Branco (CPB): Tem coloração branca, que é conseguida através de matérias-primas com baixo teor de manganês e ferro e utilização do caulim no lugar da argila. Existem dois tipos de cimento branco, o para fins estruturais e para rejuntes de cerâmica.

Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC): Este tipo de cimento tem a propriedade de retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica, devido ao calor desenvolvido durante a hidratação do cimento.