Gente nossa

Arquiteta, filha da terra, é grande orgulho da família

É sempre um orgulho para nós, da Revista Casa Praia, ter nesta página uma profissional talentosa, que por diversas vezes expôs aqui alguns de seus brilhantes trabalhos. Deixa-nos ainda mais contentes oferecer esta página a uma caiçara, de família simples, que quis algo mais e que hoje é uma das principais arquitetas e urbanistas da região.

Adriana Nogueira é a Gente Nossa desta 37ª edição. Ela que nos encanta a cada projeto apresentado. Uma mulher que segue dando orgulho a seus familiares. “Não tenho ninguém formado na minha família. Aos poucos, fui conquistando o meu espaço e hoje tenho o reconhecimento. Servi de exemplo, pude mostrar que tudo é possível, basta querer”, revelou a excelente arquiteta, que com orgulho conta que seu irmão caçula está no último ano de engenharia civil. “Fico tão feliz e orgulhosa disso tudo”.

No colegial, uma de suas professoras sugeriu a faculdade de arquitetura, que acabara de ser implantada em Caraguatatuba. “Prestei vestibular, passei e me formei sem nenhuma DP. Fui me apaixonando ano a ano por essa profissão”, disse.

Formada no ano de 2005, ela começou a trabalhar como estagiária já no terceiro ano do curso. Para o futuro, um mestrado é visto com bons olhos pela arquiteta, que pensa em ir à Europa enriquecer seu conhecimento para poder aplicar em projetos na nossa região. “Tenho vontade de ficar na Europa, mas não de vez. Sonho em viver seis meses lá e seis meses aqui, mas isso é apenas um sonho ainda”.

Como uma boa filha da terra, Adriana comentou da sua ligação com Caraguatatuba. “Amo este lugar, sou nascida aqui e vi esta cidade onde eu cresci profissionalmente se desenvolver. Aqui tenho qualidade de vida”, frisou Adriana, que está sempre se atualizando em cursos e palestras em outras cidades.

A arquiteta tem como característica em seus projetos o clean, traços modernos com linhas retas para dar a elegância no resultado final, criando uma identificação visual. Seu lema é “ética acima de tudo”. “Respeito todos os meus colegas de profissão e temos de manter sempre forte essa classe”, comenta.

Adriana Nogueira revela que acredita muito no crescimento do litoral norte, rico em belezas naturais, o que atrai muitos turistas. Ela ressaltou a duplicação da Tamoios, que deverá fazer crescer ainda mais o turismo e as cidades com moradores em busca da qualidade de vida. Os profissionais de sua área também foram lembrados. “Cada ano que passa surge mais arquitetos e urbanistas que se preocupam com a cidade e que como profissionais pensam de que maneira a cidade pode evoluir com planejamento. Isso é ótimo”, ressaltou.