Matérias

Amplitude com integração dos ambientes
Espaços maiores sem precisar aumentar o custo

Crédito fotos: Marcelo Souza

A arquiteta Clarissa Madruga Custódio, da Impacto Arquitetura, esbanjou talento e sensibilidade neste trabalho. Uma obra que exigiu atenção em cada detalhe e correspondeu aos anseios do cliente, respeitando as suas possibilidades.

O desafio maior do projeto foi contemplar em pouco espaço o programa de necessidades de maneira a levar amplitude aos ambientes.

O imóvel, localizado em um condomínio fechado em uma área nobre de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, conta com 130m² de área construída e possui três dormitórios.

Visando a ampliação dos espaços sem elevar os custos, a arquiteta Clarissa integrou a área gourmet com a casa. “Uma forma de dar amplitude sem a necessidade de aumentar a área construída”, revela.

Com um pergolado de vidro e a integração dos ambientes, foi possível dar iluminação natural e maior conforto aos cômodos. Da área gourmet, pode-se ver a tv na sala.

A cozinha ficou bem em frente, oferecendo maior funcionalidade e praticidade ao local. Tanto da área gourmet como da sala tem visão para o espaço verde do terreno, integrado pelas amplas portas de alumínio.

“Compacta, a cozinha ganhou um charme especial ao usarmos o preto na decoração. Desejo do cliente de usar revestimentos pretos na cozinha, embarcamos no sonho dele e o resultado ficou espetacular. O mesmo material foi utilizado para revestir a churrasqueira que brilha em sua imponência com cobertura de vidro”, conta Clarissa.

A escada usada como elemento escultural no projeto faz a transição dos espaços com leveza através do uso de guarda corpo em vidro.

Questões burocráticas adiaram o início da obra. Após a aprovação, o cliente contou com a arquiteta para o acompanhamento do trabalho.

 

Depoimento do cliente:

“O sonho da tão esperada casa de praia começou em 2013, quando conhecemos Caraguatatuba e resolvemos comprar um terreno para construir. Pensamos que seria fácil, porém logo nos deparamos com a burocracia, principalmente da CETESB. Nosso processo demorou mais de cinco anos para ser aprovado, com muitos entraves no caminho, mas que foram superados.

Passando esta fase, passamos a procurar quem cuidasse de nossa obra. Procurei por algumas empresas, e no final conhecemos a Impacto Arquitetura, onde nos ofereceu uma proposta de trabalho interessante.

A Impacto Arquitetura basicamente iria tocar toda nossa obra sem precisar da minha presença para realizar, inclusive fazendo a intermediação com os fornecedores. Isto para mim foi ótimo, pois não tinha tempo de acompanhar a obra e nem capacidade técnica para tal.

Foram 10 meses de construção, onde semanalmente o status da obra era  atualizado por fotos e vídeos enviados e o que tinha sido feito naquela semana. Tivemos alguns contratempos no meio do caminho, mas no final tudo valeu a pena.

Hoje temos nossa casa de praia, pronta e sabendo que foi executada com os melhores materiais e mão de obra qualificada, obedecendo todas as normas.”