Matérias

Digna cobertura praiana
Decoração reverencia o mar, grande paixão da família

Projetar um imóvel que possibilite o descanso próximo ao mar merece um carinho especial.  A decoração, alusiva a praia, tinha que ser leve e aconchegante, proporcionando momentos relaxantes e muito proveitosos ao lado de amigos e familiares.

A família, que já utilizava o espaço como residência de veraneio, sabia exatamente o que gostaria de ter e aproveitar nos espaços. “Entre as solicitações, estava uma área de convivência mais generosa, que permitisse o convívio familiar e a recepção de amigos. Os móveis escolhidos são resistentes à umidade, com frescor e leveza, conseguindo assim um resultado muito sofisticado e elegante”, falou Katia Bittencourt, responsável pela Villa Engenharia, Arquitetura e Construção.

Localizado no Indaiá, em Caraguatatuba, a cobertura de 120m² construída nos anos 90 foi entregue com um pedido especial: deixar o imóvel com gosto de praia.

A fim de atender os clientes, os profissionais revisaram a planta original do imóvel. A maior demolição foi a parede que separava a sala da sacada, promovendo a ampliação do ambiente. Também foi retirada a parede da área de serviço para aumentar a cozinha, obtendo um maior espaço para a instalação de armários e permitindo assim incluir uma mesa para refeições rápidas. Os armários, todos fechados, esconderam utensílios e alimentos de embalagens bem coloridas, para manter o visual clean.

“Na planta original, a cozinha era totalmente fechada e separada da sala. Em busca de amplitude, os espaços foram integrados e um painel ripado foi inserido na parede da entrada, com o intuito de ser um elemento de destaque do projeto, para a família futuramente incluir fotos e lembranças das suas vindas à praia”, revelou Katia Bittencourt, ressaltando que a sala de jantar foi realocada para área da sacada para que não houvesse nenhum elemento que prejudicasse a vista do mar.

Já os quartos foram mantidos em seu tamanho original, tendo os banheiros totalmente reformados e modernizados. Na suíte e no quarto de hóspede prevaleceu o branco com toques em azul e madeira. No banheiro, a marcenaria seguiu a mesma linguagem do quarto.

“As referências ao mar – grande paixão da família – podem ser vistas, por exemplo, no azul profundo que colore a escada, na decoração com inspiração marítima e mediterrânea, com móveis e acessórios nas cores branca, cru e marinho. A cobertura é bem dividida, sem extravagâncias e com tudo no lugar. Para a área de estar, uma parede com uma prateleira canaleta, preenchida com quadros e esculturas dá o tom praiano. O sofá branco combina com o tapete, que delimita essa área, que pode ser usada para dormir, já que é multiuso e pode ser aberto, se transformando em uma pequena cama, do tamanho da chaise longue”, contou a responsável pelo projeto.

O maior desafio, segundo Katia, foi adequar a escada caracol, que une os dois pavimentos da cobertura. “Com a proposta da reforma, a solução foi assumir a escada na decoração, trazendo-a como um destaque na sala de estar, alterando a cor com tinta automotiva na cor Azul Del Rey e o revestimento em madeira”, disse.

Destaque também para a iluminação, projetada para ser a protagonista no hall de entrada, onde foi inserido um friso no forro de gesso tabicado, do corredor até a sala de estar e uma fita de LED embutida, que marca o perímetro de toda sua extensão. Nos outros ambientes a iluminação foi utilizada apenas para evidenciar o uso das texturas e materiais aplicados.