Matérias

Iluminação externa
Projeto bem elaborado valoriza o entorno da edificação

A iluminação na parte interna de uma residência é um dos pontos que dão um belo destaque aos ambientes, mas muitos se esquecem da área externa, que é tão importante quanto.

“Enquanto as pessoas focam a atenção na iluminação e decoração no interior das casas, o espaço externo muitas vezes é deixado de lado. Esse é um grande erro, pois a iluminação na parte de fora é um elemento de enorme relevância. As luzes dão vida às fachadas e espaços exteriores, seja com luminárias para segurança ou luzes ao longo de passarelas para realçar o paisagismo ou na entrada de casa”, comentou Renata Borges, arquiteta do escritório Escala Projetos e Construções.

De acordo com a profissional, se utilizada corretamente, a iluminação artificial ao ar livre pode transformar totalmente um projeto, destacando características especiais que seriam vistas apenas à luz do dia.

“A iluminação é um item tão essencial em um projeto de paisagismo quanto as próprias plantas. Com ela você consegue aproveitar a área livre mesmo após o anoitecer. Então, se você tem um deck ou área gourmet, por exemplo, pode aproveitar a iluminação para receber seus convidados em uma festa ao ar livre, por exemplo”, ressaltou.

A iluminação externa também é um atrativo para você aproveitar as noites quentes de verão enquanto se refresca na piscina, mas é muito importante tomar alguns cuidados. As iluminações próximas da piscina devem ser conectadas apenas a tensão não superior a 12V em corrente alternada, ou em 30V em corrente contínua. “Como a tensão nas residências é normalmente 127V ou 220V, requer o uso de transformador que reduz a tensão para 12V. No caso de luminárias LED, é comum a utilização de drivers, que fazem o mesmo papel de um transformador”, falou Renata Borges.

 

 

Ter uma boa iluminação fora da residência garante a segurança pessoal de moradores e visitantes. A área externa de uma casa está cheia de perigos potenciais, como escadas, piscinas, descidas e perigos de tropeções. Uma boa luminosidade perto desses pontos ajuda a evitar acidentes ou lesões.

 

Conheça alguns tipos de iluminação externa

Iluminação de tarefas

Este tipo de iluminação é fundamental para a funcionalidade de um espaço, sendo utilizada para indicar entradas, caminhos, escadas e outros elementos úteis na parte de fora da casa

Iluminação geral

Essa é a mais comum, usada para iluminar a área externa de maneira uniforme, com a instalação de postes de refletores no local

 

 

Iluminação de destaque

Como o próprio nome já diz, é utilizada para dar destaque e criar interesse visual a um espaço ao ar livre. Muito utilizada no paisagismo para dar foco a elementos, como esculturas, arbustos e outros objetos