Matérias

Impactos da pandemia na arquitetura

O novo coronavírus chegou com tudo ao mundo, abalando as estruturas da sociedade, economia, mercados e, principalmente, a vida das pessoas. Na construção civil, muitas obras foram interrompidas, com projetos cancelados ou adiados. Mas é necessário enfrentar esse cenário, pois ao que tudo indica ainda tem muita coisa pela frente para que todos possam voltar a viver sem medo.

Alguns escritórios de arquitetura e engenharia já trabalham há um bom tempo atendendo seus clientes a distância, como a Escala Projetos e Construções.

De acordo com as arquitetas Renata Borges e Carolina Yamagutti, muitos daqueles que as procuram são de outras cidades e, com a correria do dia a dia, às vezes é difícil encontrar tempo de se locomover até o litoral para tratar de um assunto que pode ser resolvido pela internet, além do custo de fazer o famoso bate e volta.

Assim, a forma mais rápida e eficiente para seus clientes é de atender a distância. E, em meio à pandemia, essa forma de trabalhar se intensificou, pensando em comodidade e acima de tudo segurança.

“Muito dos nossos clientes nunca chegamos a conhecer pessoalmente, tratamos tudo pela internet; eles nos passam todo o programa de necessidades e começamos a desenvolver os projetos; apresentamos tudo a distância e, acreditem, funciona muito bem”, revelou a arquiteta Renata Borges.

Em tão pouco tempo, pode-se dizer que alguns conceitos já começaram a mudar. Antes da pandemia, poucas pessoas faziam questão de incluir em seus projetos um espaço para home office. Em geral, somente os advogados faziam questão. “Agora conseguimos ver que isso já mudou; diferentes públicos têm nos procurado para desenvolver projetos residenciais com a inclusão desse espaço, que se tornou tão importante em uma residência”, comentaram.

Ambas ressaltam que o espaço precisa ser bem pensado, pois necessita de conforto e ser funcional. “Por isso o papel do arquiteto é fundamental, pois o cômodo precisa ser planejado desde o começo, se possível, ou, em caso de reforma, é necessária uma adequação”, explicou Carolina Yamaguti

“Nesse período, por conta do isolamento social, acabamos por passar grande parte do tempo em casa e acabamos reparando mais nas coisas, o que pode melhorar, o que não nos agrada mais e com isso vem aquele desejo de fazer pequenas modificações para renovar a nossa casa. Pensando nesse tipo de cliente, a Escala Projetos e Construções vem realizando consultorias, com isso é possível renovar sem gastar muito”, frisaram.