Matérias

Obra de qualidade em steel frame; saiba mais

Boas decisões e algumas regras influenciam no resultado de uma construção em steel frame. É bom ficar atento para ter a satisfação no término da construção.

Para quem não sabe, steel frame é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Seu fechamento é feito por placas, podendo ser cimentícias, de madeira, drywall, entre outros acabamentos.

Laís Santos, gerente comercial da Plani Construções explica um pouco mais sobre esse método de construção. “Na prática, isso torna a construção mais rápida, organizada e racionalizada. Além disso, dispensa a necessidade de água, o que proporciona uma construção seca, nome pelo qual esse sistema também é conhecido”.

Alguns fatores podem influenciar na qualidade da obra:

Engenharia de detalhes

O cálculo estrutural é uma fase inevitável em qualquer projeto de construção, independentemente das características que possua, só pode ser realizado por engenheiros ou arquitetos qualificados.

Supervisão de um profissional capacitado em construção a seco

A capacitação do profissional que fará o controle e a direção da obra é um ponto muito importante para que ela seja realizada com segurança e excelentes resultados técnicos, econômicos e de prazo.

Planejamento e programação da obra

Para otimizar ao máximo os tempos de execução de cada fase e conseguir a conclusão da obra em um prazo muito curto, é necessário planejar e programar cada uma das tarefas que irão compor cada fase da obra.

Mão de obra qualificada

Para que a obra seja executada de forma rápida e correta, é necessário que a equipe que fará a construção conheça a maneira certa de executar cada fase.

Isso evitará demoras devido a dúvidas sobre como executar as fases e que as tarefas tenham que ser refeitas por serem mal executadas.

Materiais de construção normalizados

A padronização dos materiais com os quais a obra é construída é a demonstração objetiva de que um produto está de acordo com os padrões de qualidade, segurança, desempenho e boas práticas de fabricação, garantindo as propriedades mecânicas e físicas que compõem a resistência e durabilidade dele.

A norma ABNT NBR 15217, por exemplo, estabelece diferentes requisitos para os perfis que serão usados em steel frame. Entre as mais importantes está a que define a espessura mínima da chapa base dos perfis. A norma também estabelece o valor da massa por metro linear que os perfis devem atender, bem como outras características geométricas e de medição com suas tolerâncias especificadas para cada seção.

Uso correto dos elementos de reforço

O enrijecimento de uma obra em steel frame é fundamental para evitar a deformação da estrutura produzida pelos esforços de cargas laterais geradas pela ação dos ventos e terremotos. Para evitar esta deformação, que além de deteriorar o aspecto dos acabamentos ocasionará o colapso da estrutura, o painel deve ser corretamente enrijecido em seu plano.

Obra devidamente isolada

O steel frame é composto por um sistema de isolamento de multicamadas que isola a obra por meio de:

  • Barreira contra água e vento
  • Isolamento térmico
  • Barreira de vapor
  • Condicionamento acústico
  • Uso de selantes

Nas obras de steel frame bem executadas, consegue-se um ótimo isolamento térmico, acústico e hidrofóbico sem a necessidade de aumentar a espessura das paredes que sacrificam a superfície útil dos nossos projetos. “É muito importante se atentar aos detalhes para que no final, a construção saia da forma que o cliente anseia. Ter uma empresa capacitada faz toda a diferença em seu resultado”, disse Laís Santos, que recebeu elogios de clientes que contrataram a sua empresa.

“Sempre tivemos um sonho de ter uma casa no nosso lindo litoral norte; começamos a buscar informações sobre steel frame, achamos interessante, mas ainda não definimos que seria o tipo de obra e não seria para tão já. Com a vinda da pandemia, em julho de 2020 tivemos que nos mudar para o litoral a trabalho e assim decidimos que seria a hora de construir. Buscando construtoras para nos orientar, encontramos a Plani, fomos muito bem recebidos e orientados, tiramos todas as dúvidas e chegamos à conclusão de que o steel frame seria o ideal. A Laís com todo seu conhecimento iniciou seu trabalho. Ficamos surpresos com a rapidez da obra, em menos de três meses, nossa casa ficou pronta e maravilhosa, mais do que sonhamos; do projeto até acabamento, depositamos total confiança na Plani e em troca ela realizou nosso sonho. O que nos surpreendeu também foi o profissionalismo, conhecimento e carinho com que todos trabalham. Steel frame foi a escolha certa”, disseram Angela e Luiz.