Matérias

Opção por placas solares fotovoltaicas traz economia na conta de energia

Cada vez mais, os brasileiros têm compreendido a importância da sustentabilidade e aderindo algumas medidas como o uso de energia solar fotovoltaica em suas residências e empresas, conseguindo considerável redução nas contas de luz.

Em tempos de isolamento social e crise econômica, aqueles que já contam com essa estrutura já podem sentir a diferença. “A energia solar é uma opção onde você só tem a ganhar, pois não há como não se beneficiar com uma conta de luz até 95% mais baixa. Você economiza em sua conta e investe em novas oportunidades”, disse Flavio Massa, proprietário da Solar Prime Energia Solar de Caraguatatuba.

O tempo de retorno é de aproximadamente quatro anos, lembrando que a vida útil do sistema é de pelo menos 25 anos. Um sistema fotovoltaico bem estruturado pode reduzir os gastos com eletricidade dos consumidores em até 95%. Isto alivia o orçamento das famílias e permite reservar a poupança para outras necessidades como alimentação, educação e saúde.

Segundo mapeamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), os investimentos privados acumulados em sistemas fotovoltaicos nas moradias ultrapassam R$ 4,2 bilhões no Brasil desde 2012. As casas brasileiras representam 72,6% de todos os sistemas de geração distribuída, de um total de mais de 210 mil conexões espalhadas por mais de 81% dos municípios do Brasil.

“Há no país mais de 70 linhas de financiamento para quem quer adquirir energia solar, com taxas de juro a partir de 0,75% ao mês, o que viabiliza a instalação. Muitas vezes, a economia na conta de luz já paga a parcela do financiamento e ainda libera recursos para as famílias”, afirma Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).