Matérias

Pia de Porcelanato, opção prática com um charme especial

Cada vez mais presente nos banheiros e nas cozinhas, a pia de porcelanato pode ser utilizada para substituir as pedras de granito ou de mármore. Uma alternativa resistente, impermeável e de grande durabilidade.

Para fazer uma pia de porcelanato é preciso desenvolver um projeto com as dimensões do tampo, cuba, frontão, saia e outros detalhes arquitetônicos. Nessa etapa, também é definido o tipo, textura e cor para a confecção da peça.

Durante a produção da pia de porcelanato, a cerâmica é cortada, colada, lixada e polida para que as junções desapareçam, tornando uma peça de aparência única. Uma das vantagens é por ser um acabamento super resistente.

“Algumas pedras são porosas e acabam sofrendo alterações por causa do contato constante com a água. O porcelanato não absorve líquidos, lembrando que é um material criado para ser pisado, podendo também ser usado em ambientes externos”, falou Cirilo Santana Silva, sócio proprietário da Marmoraria Vitória.

Confiar em um profissional de qualidade é fundamental na opção pelas pias de porcelanato. Cirilo ressalta que havendo emendas, embora sejam estreitas e levem pouco rejunte, em pias claras elas podem sujar com mais facilidade.

Mais comuns nos banheiros, a pia de porcelanato é prática e versátil, podendo combinar a textura e as cores com os revestimentos das paredes, louças, móveis e metais. Com acabamento brilhante e inúmeras padronagens, o acabamento agrega valor a todos os estilos de decoração.

Se a ideia é esculpir a pia, Cirilo sugere optar por modelos mais práticos. “A pia esculpida de porcelanato é produzida com o mesmo material da bancada para formar a cuba ou desníveis entre a bancada, fogão e lavatório. Dessa forma, as cubas podem ter o fundo reto ou inclinado. Uma das vantagens de optar pelo fundo reto é que a parte inferior pode ser removida para limpeza ou desentupimento do ralo. Na inclinada, a água escorre pela rampa e passa por uma fresta pequena”, frisou.

Um dos ambientes mais privilegiados e valorizados pelas famílias na hora de construir uma casa, a cozinha ganha um charme especial quando recebe o porcelanato na pia ou na bancada.

“Para esse cômodo, bancadas de porcelanato são super indicadas. Além da beleza, é muito válida devido a sua resistência, contando com um índice de absorção de líquidos próximo de zero, tornando-o altamente resistente a manchas. Se uma bebida ou determinado molho cair, por exemplo, não há motivo para preocupação, basta limpar com um pano úmido e a bancada imediatamente estará seca, sem nenhum sinal de manchas. Da mesma forma, se você derrubar qualquer objeto pontiagudo ou apoiar panelas quentes, o revestimento não será danificado e não sofrerá desgastes”, explicou Cirilo.