Matérias

Planejada e cheia de estilo
Cozinha moderna com integração de ambiente

Fotos: Marcelo Souza

 

Cada vez mais a cozinha ganha uma atenção especial na hora de projetar uma casa. Aqueles que gostam de cozinhar e receber os familiares e amigos, valorizam ainda mais esse ambiente tão sagrado.

A arquiteta Clarissa Madruga Custódio, da Impacto Arquitetura, foi a responsável por esse maravilhoso trabalho, que aliou criatividade, modernidade e funcionalidade.

Uma cozinha perfeita para momentos especiais. Mas, curiosamente, no projeto inicial o ambiente não era o enfoque da casa. Segundo a profissional, ninguém pensava em estar cozinhando, separado dos demais.

Sem muito espaço disponível, Clarissa teve a ideia de trabalhar a bancada em formato de U, com o fogão voltado para bancada alta, em estilo ilha. “Assim pudemos levar a integração da cozinha com o restante da casa”, revela.

O local ainda serve de apoio a churrasqueira, a sala de jantar e a varanda da residência, tendo uma funcionalidade que surpreendeu e agradou em cheio os proprietários.

“Com esta disposição, foi possível atender várias pessoas, que podem trabalhar nela ao mesmo tempo e confortavelmente”, comentou a arquiteta.

O planejamento desse projeto foi extremamente eficiente. A cozinha auxilia na melhor produtividade das atividades, com cada coisa no seu devido lugar, como a máquina de lavar louça, micro-ondas, fogão, geladeira e sua respectiva instalação elétrica e hidráulica, sem fios pendurados.

Para a bancada, foi usado o granito Verde Ubatuba. As tomadas foram dispostas no frontão com espelhos pretos para ficarem discretos. O projeto conta ainda com uma futura coifa ilha, que será instalada se o cliente achar necessário. "O importante é que o ponto foi planejado e já está lá”, conta a arquiteta.

Os tons da marcenaria foram pensados para harmonizar com o piso escolhido. “Optamos pelo porcelanato da Lanzi, cor Imbuia, bem como a ideia do preto da bancada. Escolhemos a cor cinza e madeirado com detalhes em vidro preto. Utilizamos iluminação no móvel para dar charme ao ambiente e decoração. Destacamos também as luminárias que combinam com os tons da marcenaria”, concluiu Clarissa.