Matérias

Planejar para uma obra eficiente
Conheça os cinco erros mais comuns no planejamento de obra

Você sabia que a etapa mais importante de uma obra começa antes mesmo da entrega do primeiro bloco? O planejamento é fundamental e sua eficiência vai ditar o rendimento e os resultados do trabalho.

Planejamento é um detalhamento que prevê todas as fases do projeto, incluindo especificações financeiras, operacionais e logísticas. Serve como base para a tomada de decisões corretas e inteligentes, envolve conhecimentos sobre as particularidades do setor e de gestão de tarefas.

“Quem trabalha com construção civil sabe que todo projeto de sucesso começa com um planejamento de obra eficiente. Por mais chato que pareça, fazer essa organização é fundamental não só para garantir o bom andamento dos projetos, mas, principalmente, para elevar a satisfação do cliente”, disse Laís Santos, gerente comercial da Plani Construções.

É através do planejamento que serão definidas as melhores datas para a compra de cada item, contratação dos funcionários e empresas terceirizadas, locação de equipamentos e outras medidas. 

“É preciso ter um cronograma-físico financeiro alinhado para que o canteiro de obras esteja sempre organizado, com o material chegando de acordo com o uso, facilitando a circulação e acesso aos materiais necessários.  Com um bom planejamento, evita-se, por exemplo, que os materiais de acabamento cheguem muito antes da data prevista para instalação, o que pode danificar e gerar prejuízos”, comentou Laís Santos.

Porém, não basta ter um excelente projeto e planejamento se não houver um profissional qualificado para acompanhar cada etapa e garantir que sejam executados conforme o planejado.

 

Erros mais comuns no planejamento de obra

1. Prometer e não cumprir

2. Atrasar o cumprimento do cronograma estipulado

3. Gastos a mais do que o planejado

4. Erros no próprio projeto que causam refações na obra

5. Problemas com os pedidos de materiais, quando é preciso de maior quantidade do que a que foi pensada ou eles acabam sobrando

Como fazer um bom planejamento de obra?

1. Estudo de viabilidade da Obra

2. Detalhe o orçamento da obra

3. Monte um cronograma físico-financeiro

4. Regularize a sua obra

5. Acompanhe as atividades da obra

6. Ajuste os prazos, caso seja necessário

7. Verifique o acabamento e licenciamento da obra