Matérias

Preservando memórias
Reforma levou modernidade à residência, mas sem perder suas características

O intuito da proprietária deste imóvel era atualizar os materiais sem muitas modificações por se tratar de uma casa antiga da família e com boas lembranças. O resultado é surpreendente. Um desafio que encantou a arquiteta Adriana Nogueira, que esbanjou talento em mais um trabalho realizado.

“A cliente quando me procurou queria apenas uma atualização para dar um ar mais moderno, mas sem perder a identidade da residência, por se tratar de uma casa por volta de 30 anos e que trazem muitas memórias afetivas; quando na infância, ela passava as férias escolares com os filhos”, revelou.

As lembranças teriam de ser preservadas. Assim, Adriana conta que quando conheceu o local decidiu apenas utilizar materiais com tons claros e abrir bem os vãos de janelas e portas para dar mais claridade. “Por se tratar de uma casa antiga e de tijolinho, ela era muito escura”, disse.

A arquiteta e sua equipe cuidaram também de toda a infraestrutura da antiga residência. Fios, quadro de disjuntores, encanamento, entre outros materiais foram substituídos.

“Tubulamos toda a água pluvial para não ficar jogando diretamente no piso externo, evitando assim aquele acúmulo de água quando chove”, ressaltou.

Mantendo o desejo da cliente, Adriana preservou a linguagem rústica da casa, utilizando móveis em madeira peroba. As portas e janelas, antes de ferro, passaram a ser também de madeira.

Antes

Depois

Outro ponto destacado pela arquiteta foi no telhado. “Também substituímos as telhas por esmaltadas, dando mais longevidade à telha. Como a casa tem muita vegetação ao redor, as telhas escureciam muito rápido e acumulavam folhas. Utilizamos o melhor sistema nas calhas para evitar o entupimento dos condutores”, explicou.

Antes da reforma, a casa já possuía um mezanino, porém com uma escada completamente íngreme. “Executamos uma nova escada em L toda, em estrutura metálica, onde conseguimos deixar mais leve sua subida e também toda moderna, com pisadas em madeira e guarda-corpo com cabo de aço”, finalizou.