Matérias

Projeto com traços mediterrâneos
Arquitetura cicládica; um trabalho diferenciado

Traços gregos em uma casa de praia

Localizada na Praia do Capricórnio, em Caraguatatuba, esta casa receberá um completo retrofit, proporcionando o charme das linhas mediterrâneas encontradas nas vilas gregas.

“Os clientes nos procuraram já com uma forte referência de resultado a ser alcançado. Por terem ascendência grega, a Casa Mykonos já tinha um partido desde a sua concepção, o que acentuou ainda mais, em vista do impecável estudo de caso que a própria cliente já havia levantado, com inúmeras imagens da arquitetura cicládica (arquitetura grega). É algo que muito nos agrada, uma vez que já bem define o gosto do cliente”, disse o arquiteto Fernando Dalprat do escritório Dalarq Arquitetura, que conta com a equipe formada pelas arquitetas Fernanda Garcia, Lumy Kazi e Carolina Siqueira.

A casa está inserida na quadra da vila do bairro, com a padronização das construções existentes. O que tornou ainda mais desafiador ao escritório. “Tivemos a dinâmica da regularização do imóvel no primeiro momento por tratar-se de um imóvel antigo e ausente do correto cadastramento junto à prefeitura. Posterior a isso, propomos a reforma da atual construção existente”, comentou o profissional.

O resultado arquitetônico da proposta agradou não só aos proprietários, mas também chamou a atenção na página social do escritório. “Este projeto repercutiu muito dentre os clientes e amigos que nos seguem no Instagram, além, é claro, de ser muito bem aceito pelo casal de clientes. A curiosidade é que eles nos acessaram pela própria internet”.

Princípios básicos da arquitetura cicládica foram desenvolvidos de forma muito clara: arquitetura em tons neutros, predominância do branco, linhas retas e cantos curvos, esquadrias em réguas de madeiras e em tons azuis, simetria de volumes, dosagem do uso da luz natural, revestimentos de pisos em pedras naturais, bancadas em alvenaria, conceito aberto dos espaços, uso de elementos vazados, paredes em emboço impermeabilizado.

“Foi uma experiência incrível o desenvolvimento deste projeto, foi muito enriquecedor ao nosso portfólio. Gostamos muito de sairmos do habitual proposto pela maioria, damos valor ao repertório. No escritório, o cliente que desenvolve a nossa linha de trabalho, nosso sucesso está diretamente relacionado na satisfação dos nossos clientes”, concluiu Dalprat.