Matérias

Renovar e inovar
Arquiteto teve como referência casas neoclássicas a pedido do cliente

Em tempos difíceis, o sentimento de esperança floresce em todos nós. Os otimistas tendem a entender como uma fase para a renovação. Os esperançosos buscam inovar. Foi nesta linha que o arquiteto Fernando Dalprat, da Dalarq Arquitetura, buscou inspiração para apresentar este inovador projeto dentro do Condomínio Costa Nova, em Caraguatatuba.

“Os clientes, que são da área da saúde, estão enfrentando como poucos este momento tão difícil. E mereceram uma atenção especial em cada detalhe do projeto”, falou o profissional.

“Eles trouxeram referências de casas neoclássicas, com o anseio de propormos harmonia dentro de um espaço em que constam inúmeras residências em estilo contemporâneo, o que se tornou um grande desafio para nós. E adoramos isso”, afirmou.

Fernando Dalprat conta que todo o processo, desde a escolha da área, foi acompanhado de decisões que valorizariam o produto final. A posição perante o sol, a ventilação predominante, a vista para o mar, o conflito de vizinhança, a metragem ideal, tudo foi cuidadosamente observado para que alcançassem o melhor resultado.

O projeto prioriza a busca de técnicas e materiais presentes na região. “Projetamos já sabendo quem vai talhar as pedras, quem vai ornamentar a ferragem, onde iremos buscar os artefatos cimentícios, quem desenvolverá as esquadrias trabalhadas. A arquitetura se faz com a execução, temos que projetar algo que seja exequível, melhor ainda se isso se der com mão de obra e serviço local. Arquitetura é atemporal contudo de execução local”, comentou o arquiteto.

A obra está sendo planejada com cronograma de 15 meses e com previsão de início para meados deste ano. Novos ares aguardam o Costa Nova.