Matérias

Sobrado com arquitetura contemporânea
Luz natural em ambientes integrados fez-se presente na residência

Os clientes decidiram realizar o sonho de construir a casa de veraneio da família em um terreno com 270m² no bairro Martin de Sá, em Caraguatatuba. Para ter os desejos atendidos, buscaram um profissional qualificado e com experiência para desenvolver o projeto arquitetônico. A missão ficou com o arquiteto e urbanista Robson Martin.

Foi solicitado pelos proprietários um sobrado com arquitetura contemporânea. Fazem-se presentes no imóvel materiais diferenciados, ala social com ambientes integrados e ala íntima com quatro suítes, sendo uma com acessibilidade para a querida vovó. No térreo, as salas de estar e de jantar estão integradas à cozinha.

Uma varanda gourmet sob o terraço, com guarda-corpo de vidro, é o local perfeito para reuniões de confraternização da família e amigos, tendo a área de lazer com piscina ocupando todo o fundo do terreno.

“A sintonia entre os clientes e o arquiteto foi essencial para o sucesso no desenvolvimento desse projeto arquitetônico. A primeira conversa pessoalmente entre nós ocorreu no terreno, os clientes puderam falar das suas necessidades e das suas expectativas (sonhos). A partir dali, demos início ao estudo de insolação e ventilação natural, projetando vitros basculantes na fachada lateral e grandes aberturas de vidro nas fachadas da sala de estar, com pé direito duplo”, revelou Robson Martin, que contou com o construtor Willian Beu na realização da obra, que agradou em cheio os proprietários.

“A arquitetura pode oferecer caminhos para que a luz e a ventilação naturais penetrem a residência, reduzindo o impacto ambiental, melhorando a qualidade de vida e mudando o estado de espírito das pessoas”, comentou o arquiteto. “Por isso, o desenho da escada vazada com guarda-corpo de vidro para permitir que a passagem da luz natural na sala; o sistema de iluminação artificial, com luminárias pendentes e spots embutidos no forro de gesso acartonado, instalado no pavimento superior, torna o ambiente mais aconchegante no período noturno”, complementou Robson Martin.

Com área construída de 160m², os dois pavimentos estão apoiados sobre um sólido radier de concreto armado, laje de concreto e forro de gesso no pavimento superior, alvenaria revestida com gesso (interno) e grafiato (externo), esquadrias em PVC branco, com pingadeiras de ardósia e portas internas de madeira.

“Os clientes optaram por materiais de acabamento com qualidade e beleza para valorizar seu imóvel. Por exemplo, na cozinha e na área de serviço foram bancadas de granito com o metrô White nas cores branca e vermelha nas paredes. Nos banheiros das suítes foram utilizados porcelanatos nas cores branco e aço corten na região das duchas, enquanto que a piscina construída com alvenaria estrutural foi revestida com pastilhas na cor azul. O resultado final foi sensacional”, disse o arquiteto.

Pedido pelo cliente, os jardins na frente, nos fundos e nos corredores laterais, os quais foram posicionados em regiões que podem ser apreciados do interior da residência, recebem sombra durante o dia e se tornam espaços para apreciação ou descanso no final da tarde. Robson Martin projetou um sistema de drenagem que evita o acúmulo de água pluvial nos corredores e a garagem conta com piso permeável.