Matérias

Você já conhece as vantagens do piso vinílico?
Conheça mais sobre este material que é o queridinho dos profissionais da construção

Para quem está pensando em construir ou reformar e está em dúvida sobre qual piso escolher, uma boa opção é o piso vinílico. É moderno, prático, ecológico, tem diferentes texturas e designs, além de ser resistente ao atrito e ser limpo facilmente.

O piso vinílico é anti mofo, bolor, umidade, podendo ser limpo facilmente. Apresenta também um bom acabamento quando bem instalado, além de ser um piso ecologicamente correto, pois sua composição é majoritariamente de PVC, um material reciclável que também lhe confere o nome de “piso de PVC”.

Segundo Laís Santos, gerente comercial da Plani Construção a Seco, outra característica que faz o piso vinílico ser o queridinho dos arquitetos e designers é sua capacidade de customização. É um piso que permite recortes, então é possível formar desenhos com diferentes cores de piso, além de dispensar o uso de juntas entre os ambientes, o que confere um aspecto de unidade entre os espaços.

“É comum ver os pisos vinílicos, assim como o tecido, na parede, serem usados em diversos projetos de interiores, ou em exposições como a Casa Cor, onde são apresentadas as novidades do setor de decoração. Os pisos vinílicos também são muito utilizados em espaços comerciais, principalmente em hospitais, justamente pelo fato de não ter juntas de dilatação e ser uma opção mais higiênica e fácil de limpar”, conta Laís.

O material também é muito usado em escritórios, escolas e outros locais de grande circulação, pois é um piso resistente e confortável.

A praticidade conta muitos pontos na hora de eleger a base ideal para cada espaço. Para manter o seu produto sempre bonito, é preciso somente alguns cuidados simples, como não instalar a base de vinil em áreas externas. O sol costuma desbotar o material, fazendo com que ele perca sua beleza, assim como faz com madeira, tecidos e outras matérias-primas.

Laís explica que o piso vinílico deve ser limpo com um pano úmido, sua higienização é semelhante à limpeza feita em azulejos. “Só tome cuidado para não deixar o chão submerso em água. Para fazer a limpeza, recomenda-se o uso de solução de água e detergente neutro. A matéria-prima pode ser esfregada com vassoura ou mop, em caso de necessidade”, explicou.

Mantendo os cuidados básicos e indicados pelo fabricante você terá um piso em perfeito estado e sem desgaste por muitos anos.

Se interessou? Saiba que você encontra as melhores marcas de pisos vinílicos e laminados, além de instaladores qualificados, na Plani Construção a Seco.